segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Provas do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2011 será aplicado a 5.366.780 pessoas, em todo o país. O número corresponde ao total de participantes que tiveram a inscrição confirmada. Foram considerados isentos 3.798.874 (70,8%) dos inscritos. Eles estão, portanto, liberados do pagamento da taxa de inscrição, de R$ 35. As provas serão realizadas em 22 e 23 de outubro, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação.


Fonte: INEP

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Prorrogado prazo para preenchimento


O fim do período para coleta do Censo Escolar da Educação Básica foi prorrogado para as 18h do dia 19/08, próxima sexta-feira. Dessa forma, as redes ganham mais cinco dias para a finalização do preenchimento e conferência das informações, antes da publicação preliminar dos dados.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Alguns Esclarecimentos

ATENÇÃO COLEGAS:

Quem ja fechou o censo: ainda pode alterar essa semana se necessário. Caminho: FECHAMENTO DO CENSO - RETIFICAR

Alunos em duas Escolas: devem entrar em contato com a outra Escola para decidir quem fica com o aluno. Uma das duas deve desvincular

Mesmo quem ja fechou, deve entrar nos novos relatório, dentro do Educacenso: ALUNOS VINCULADOS EM HORÁRIOS QUE NÃO SE COINCIDEM e ALUNOS CONVICULADOS EM HORÁRIOS QUE SE COINCIDEM. Conversem com a outra Escola que esta com o teu aluno. Tenta resolver e depois, se o problema consistir, devem CONFIRMAR dentro do relatório.

O prazo não será prorrogado. No período de retificação não poderão incluir novos alunos.

Antes de fechar, imprimir e conferir relatório de ALUNOS POR TURMA, DOCENTES POR TURMA e TRANSPORTE.

Técnico do Laboratório de Informática não deve ser vinculado como docente na Escola.

Para corrigir o erro: "Complementação/Formação Pedag." do docente devem ir em DOCENTE - PESQUISAR - EDITAR DADOS PESSOAIS remover o curso superior e SELECIONAR CURSO SUPERIOR. Ali dentro terá o campo Complementação/Formação Pedag, devem marcar SIM ou NÃO.

Segundo professor se vincula como docente. (no ensino fundamental). Educ. Infantil ele é o AUXILIAR DE EDUC. INFANTIL

Esta acontecendo erros cruzados na hora do fechamento. Caso alguém precise da minha ajuda pela manhã e a noite também podem ligar no meu celular 9911-8446. Peço que verifiquem os relatórios e fechem o censo o quanto antes. Temos até sexta-feira.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Confirmação de Matrícula

Colegas

Informo que o Módulo de Confirmação de Matrícula encontra-se disponível no Sistema Educacenso e pode ser acessado através do menu “Relatórios”. O objetivo do módulo é possibilitar a confirmação ou desconsideração das matrículas apontadas nos relatórios gerenciais de duplicidade de vínculo de escolarização.

Em anexo, encaminho o documento de Navegação Guiada referente ao Módulo de Confirmação de Matrícula, contendo orientações a respeito dos procedimentos para acesso e preenchimento das informações. O documento estará disponível também no hotsite do Educacenso, no endereço sitio.educacenso.inep.gov.br

Obs. Peço que cada um leia atentamente o anexo, entre no educacenso e tente entender o que é para fazer. No entanto, antes ligue pra Escola onde o aluno está vinculado e peça que a Escola desvincule.



Abraço,

Cris

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mais Recados


  1. Este ano nao temos permissão para alterar alguns dados do aluno como: nome, data de nascimento...Quando observarem que é necessário fazer alguma alteraçao, favor mandar e-mail para mim. Vinculem o aluno, mesmo com o erro e encaminhem para mim, que o INEP pode alterar.

  2. Confirmo a informação de que o tecnico do laboratório de informática não deve ser vinculado em turmas. Ele só será contado no total de funcionários da Escola, nos dados da Escola.

  3. Caso encontrem alunos ou docentes duplos, favor mandar e-mail com os dois IDs, nome deles, para que eu solicite exclusão dos mesmos do sistema.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

ORIENTAÇÕES

  1. Esse ano devemos entrar em aluno por aluno e preencher os campos novos (Certidão de nascimento). Nesse momento aproveitem pra conferir o endereço, se o aluno está com o cadastro da cidade da Escola. Portanto, iniciem o quanto antes.
  2. Não cadastrem alunos novos. Se não localizarem, mandem os dados para mim, por e-mail que tentarei. (Exceto casos de alunos de creche ou pré-escola que saibam que nunca estudou em outra Escola antes). Eu estou demorando para responder os e-mail devido ao grande número de dúvidas que recebo. Logo farei uma pesquisa dos alunos que estão me questionando e mando o ID localizado. Só vamos incluir alunos, se realmente não estão cadastrados.
  3. Quanto ao programa "Mais Educação", só vai receber quem informar que possui turmas em período integral, alunos com 7 horas ou mais por dia na Escola. No entanto, só deve incluir o contraturno se já está realmente em funcionamento.
  4. Quanto ao transporte: Escola Municipal: informa que oferece transporte municipal. Escola Estadual: informa que oferece transporte Estadual. Para informar o transporte voces devem ir em: ALUNO - PESQUISAR - EDITAR VÍNCULO. Podem observar se foi informado o transporte nos relatórios.
  5. Não esqueçam de ir em TURMA - PESQUISAR - TODAS e observar se a ETAPA está correta. Ex: Ensino Fundamental (8 anos) ou Ensino Fundamental (9 anos).
  6. Assim que terminarem de vincular alunos e docentes, e entraram no cadastro de um por um, voces devem conferir se tem ERROS ou AVISOS lá em FECHAMENTO. Não precisam fechar já, somente ir lá pra ver o avisos e erros.
  7. No final, quando efetuar fechamento, favor tirar uma cópia para mandar aos meus cuidados. Somente o recibo de fechamento, não preciso dos relatórios. Os relatórios voces devem guardar na Escola, numa Pasta do Censo Escolar.
  8. Favor conferir tudo para mais tarde não termos que entrar para alterar: Ex: 1-"Alunos que residem em Estado Diferente da Escola" ou 2- "Relação de alunos que possuem mais de um vínculo de escolarização na mesma Escola" ou 3- "Número de alunos do Ens. Fundamental, vinculados em Escola Estadual, com Transporte feito pelo Poder Publico Municipal. Este é o momento de fazer tudo corretamente e não ter problemas mais tarde.
  9. Lembro o prazo limite para preenchimento: 14 de agosto

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Encontro dia 08

A fim de capacitar os responsáveis para o preenchimento do sistema educacenso será realizado um encontro no dia 08/07/2011, sexta-feira as 14 h (quatorze horas) no auditório da SDR de Xanxerê.
No entanto, conforme instrução do INEP, em ofício anexo, só deve prestar informação a Apae que atende AEE (Atendimento Educacional Especializado), com aluno que participa da escolarização no ensino regular, ou que possui a Estimulação Precoce.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

SAEB E PROVA BRASIL

Entre os dias 7 e 18 de novembro, o Inep aplicará as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil. As avaliações irão aferir o conhecimento de estudantes brasileiros em Matemática, com foco em resolução de problemas, e Língua Portuguesa, com ênfase em leitura.

Participarão da Prova Brasil todas as escolas com 20 ou mais estudantes matriculados no 5º ano (4ª série) e no 9º ano (8ª série) do ensino fundamental regular da rede pública, localizadas na zona urbana e rural. As escolas com esse perfil serão identificadas na base de dados do Censo Escolar, que irá considerar as informações prestadas até o dia 14 de agosto de 2011.

Já para a amostra do Saeb serão avaliadas as escolas que tenham de dez a 19 alunos matriculados no 5º ano (4ª série) e no 9º ano (8ª série) do ensino fundamental regular público e os estabelecimentos de ensino com dez ou mais estudantes no 5º ano (4ª série) e no 9º ano (8ª série) do ensino fundamental regular da rede privada. As escolas com dez ou mais estudantes na 3º série do ensino médio regular das redes pública e privada também participarão da amostra.

Os resultados obtidos nas avaliações serão usados no cálculo das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada unidade escolar pública, município, unidade da Federação e País.

Fonte: INEP

Cuidados

Colegas

Atenção especial para as turmas, verificar quais são dos 8 anos, e as dos 9 anos! Podem remanejar todas e ir em turmas - editar para fazer alterações, inclusive de horários.

O Transporte também merece atenção. Para informar o transporte, devem ir em aluno - pesquisar ( colocar ID) editar vínculo. Não esquecendo também de editar identificação para conferência de endereço, preenchimento dos campos novos de documentação.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Estaduais

Hoje foi o dia da capacitação para assistentes de educação e diretores das Escolas Estaduais. Momento de reflexão acerca da importância do Censo Escolar, da informação correta dos dados. Pudemos estudar algumas mudanças para o ano de 2011, e fazer alguns testes no ambiente de treinamento.

CRONOGRAMA

DATA REFERENCIA: 25/05/2011

COLETA: 25/05/2011 A 14/08/2011

DADOS PRELIMINARES: 01/09/2011

RETIFICAÇÃO: 01/09/2011 A 30/09/2011

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Capacitação

Aconteceu hoje, 15 de junho capacitação para os profissionais responsáveis pelo preenchimento do censo escolar nas prefeituras (Escolas Municipais) e Escolas Privadas. O encontro foi no auditório da SDR de Xanxere, as 14 horas. Mais informações no site Tudo sobre Xanxerê, clique aqui.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Vídeos para o Encontro

Pe de Melo
Daniel Godri
Daniel Godri2

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ENEN: INSCRIÇÕES


Enem 2011: como se inscrever
O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, em 2011 iniciou o período de inscrições nesta segunda-feira (23), com prazo para terminar no dia 10 de junho próximo. A primeira condição para se inscrever é ter acesso à internet. O endereço disponível para as inscrições é o http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscrição. O acesso ao formulário de inscrição ficará disponível na internet durante 24h todos os dias até o final do período de inscrição.

A taxa é de R$ 35,00 e deverá ser paga até o dia 13 de junho no Banco do Brasil.


FONTE: www.inep.gov.br

terça-feira, 17 de maio de 2011

Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica

Este ano O Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica é 25 de Maio onde se inicia a coleta de dados educacionais sobre a Escola, Turmas, Professores e Alunos no sistema Educacenso. Informo que nesse dia, 25 - última quarta-feira do mês, cada responsável pelo preenchimento do Censo Escolar deve tirar, imprimir (ou mesmo manualmente se não dispõem de um sistema) a relação de professores e alunos por turma da Escola. Para tanto é necessário que esses dados estejam atualizados, para que futuramente não haja casos de alunos informados em duas Escolas. Lembro que para o Censo Escolar o aluno a ser informado deve estar realmente freqüentando a Escola e não somente estar matriculado.
Será realizado um encontro de capacitação para o preenchimento do sistema, a ser agendado. A princípio cada responsável deve imprimir o relatório e aguardar novas instruções.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Prêmio Inovação abre inscrições para boas práticas educacionais

De hoje até o dia 3 de julho, os municípios terão a oportunidade de inscrever suas experiências inovadoras em educação para concorrerem ao Prêmio Inovação em Gestão Educacional, que em 2011 chega a sua terceira edição. Os dez projetos vencedores terão, entre outros prêmios, um financiamento para capacitação dos dirigentes municipais. As inscrições serão feitas somente pela internet no endereço http://laboratorio.inep.gov.br.

Para participar do Prêmio Inovação, as experiências desenvolvidas pelos municípios devem estar em vigência e já apresentar resultado por meio de indicadores. Elas devem ser desenvolvidas pelos órgãos gestores de educação municipal e encaminhadas pelo respectivo dirigente municipal de educação até o dia 3 de julho, data em que deverá ter, no mínimo, 18 meses de implementação.

Cada município poderá cadastrar no Prêmio até quatro experiências inovadoras, desde que cada uma represente uma área temática diferente: Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas, Planejamento e Gestão, e Avaliações e Resultados Educacionais. Serão escolhidas cinco experiências por área, totalizando 20 iniciativas, para avaliação in loco. As demais experiências pré-classificadas passarão a fazer parte do Banco de Experiências do Laboratório

Para mais informações clique aqui.

Fonte: Assessoria de comunicação do Inep/MEC

Sistema Educacenso é premiado em concurso da Enap

O Inep, órgão vinculado ao MEC, pelo segundo ano consecutivo, teve ação premiada no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública

O Inep/MEC, pelo segundo ano consecutivo, teve ação premiada no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), ligada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Em sua 15ª edição, o concurso apresentou nessa segunda-feira, 25, as dez iniciativas escolhidas e premiadas entre as 117 inscritas, no auditório do MPOG. O Educacenso ficou em oitavo lugar.

O Inep concorreu com o Sistema de coleta on-line do Censo Escolar da Educação Básica – Educacenso. O diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno, apresentou o projeto aos presentes, em nome de toda a equipe responsável pela iniciativa. Os vencedores receberam, entre outros prêmios, troféus e certificados de participação.

Além do Educacenso, as iniciativas premiadas foram A estratégia de Saúde em Família; Agenda Social Registro de Nascimento e Documentação Básica: comitês gestores da Agenda Social; Agroamigo; Aposentadoria em até trinta minutos; Gestão de Condicionalidades e Acompanhamento das Famílias do Programa Bolsa Família; Portal de Periódicos da Capes; Programa Banda Larga nas Escolas; Programa Pensando o Direito, e Sistema de Controle Logístico de Medicamentos Antirretrovirais – SICLOM.

Na ocasião, foram lançados ainda a 16ª edição do Concurso Inovação, que abrirá inscrição no próximo mês, e um livro contendo os relatos dessas 10 experiências.

Campeão - Em 2010, o Inep ficou em 1º lugar no Concurso Inovação, representado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, que é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Assessoria de comunicação do Inep/MEC

Fonte: Portal do Inep

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pausa


Agora estamos num período de organização. Momento de mecher nos armários, organizar pastas, imprimir relatórios. Deixar a mesa pronta para o início do Censo Escolar 2011. É isso aí... saindo de cena...

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Encerramento

Quarta-feira, dia 06 de abril encerramos o período de retificação do preenchimento do módulo do censo escolar - situação do aluno.

A partir do dia 07, serão feitas algumas verificações internas por parte do INEP.
Por enquanto devemos aguardar.

Próximo passo: preenchimento do educacenso 2011.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Novo cronograma

Houve prorrogação de prazo para o preenchimento do módulo Situação do aluno do Censo Escolar por problemas na migração de dados, sistema com problema na sexta-feira e solicitação de alguns Estados.

Novas datas:

Situação do Aluno 2010
Coleta
1° de fevereiro a 18 de março de 2011

Divulgação na página do Inep
23 de março

Período de Retificação
23 de março a 06 de abril

Verificações Internas no Inep
7 a 15 de abril

Divulgação Final na página do Inep
25 de abril de 2011

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Passos para preenchimento

Situação do aluno - Início
Selecione uma das turmas
Preencha as informações de todos os alunos da turma
Clique no botão "fechar"
Preencha as informações de todas as turmas
Admitidos após o censo - admitir aluno
Pesquisar aluno, vincular a turma que estava em 2010 e preencher a situação.
Listar admitidos após
Imprimir os relatórios - dentro da situação do aluno
Encerramento do ano escolar


Qual é a Situação?



O QUE É

O módulo Situação do Aluno é a segunda etapa do Censo Escolar e tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento do aluno no final do ano letivo.


Rendimento
• Aprovado: aluno que concluiu com êxito uma etapa de ensino dando condições para prosseguir dentro do fluxo escolar.
• Reprovado: aluno que não concluiu a etapa de ensino tendo que realizá-la novamente.


Movimento
• Transferido: aluno que deixou a escola após a data de referência do Censo Escolar 2010 (26 de maio);
• Deixou de frequentar: aluno que deixou de ir à escola sem comunicar;
• Falecido: aluno que deixou de ir à escola por falecimento.


Quem deve fazer?
Segundo a Portaria 316, de 04 de abril de 2007, é de responsabilidade dos diretores e dirigentes dos estabelecimentos públicos e privados o preenchimento das informações do Censo Escolar, inclusive da Situação do Aluno, assim como das secretarias estaduais e municipais de educação que trabalham em cooperação com as escolas.


Como fazer?
Acesse o sistema no endereço: http://www.educacenso.inep.gov.br/ e clique na opção: Situação do Aluno e preencha os dados solicitados. A senha para informar a Situação do Aluno é a mesma utilizada no Educacenso. No entanto, este ano, devido aos novos procedimentos de segurança estabelecidos pelo Inep, a senha deverá ser alterada no primeiro acesso.

Texto extraído do site: www.sitio.educacenso.inep.gov.br

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Situação do Aluno 2010

É momento de informarmos a Situação do nosso aluno 2010, rendimento (se ele foi aprovado, reprovado) ou movimento (transferido, deixou de frequentar, falecido).

Devemos seguir o seguinte cronograma:

Coleta: 1º de fevereiro a 11 de março de 2011
Divulgação na página do INEP: 14 de março
Período de retificação: 14 a 31 de março
Verificações internas do INEP: 1º a 8 de abril
Divulgação final na página do INEP: 12 de abril de 2011

2011


Este ano... quero paz no meu coração...

Depois da pausa de 2010, momento de se doar ao novo anjinho que acaba de nascer...

Decreto ATIVADO novamente o blog do CENSO ESCOLAR DA SDR DE XANXERÊ!

Estou contando...