segunda-feira, 23 de maio de 2011

ENEN: INSCRIÇÕES


Enem 2011: como se inscrever
O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, em 2011 iniciou o período de inscrições nesta segunda-feira (23), com prazo para terminar no dia 10 de junho próximo. A primeira condição para se inscrever é ter acesso à internet. O endereço disponível para as inscrições é o http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscrição. O acesso ao formulário de inscrição ficará disponível na internet durante 24h todos os dias até o final do período de inscrição.

A taxa é de R$ 35,00 e deverá ser paga até o dia 13 de junho no Banco do Brasil.


FONTE: www.inep.gov.br

terça-feira, 17 de maio de 2011

Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica

Este ano O Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica é 25 de Maio onde se inicia a coleta de dados educacionais sobre a Escola, Turmas, Professores e Alunos no sistema Educacenso. Informo que nesse dia, 25 - última quarta-feira do mês, cada responsável pelo preenchimento do Censo Escolar deve tirar, imprimir (ou mesmo manualmente se não dispõem de um sistema) a relação de professores e alunos por turma da Escola. Para tanto é necessário que esses dados estejam atualizados, para que futuramente não haja casos de alunos informados em duas Escolas. Lembro que para o Censo Escolar o aluno a ser informado deve estar realmente freqüentando a Escola e não somente estar matriculado.
Será realizado um encontro de capacitação para o preenchimento do sistema, a ser agendado. A princípio cada responsável deve imprimir o relatório e aguardar novas instruções.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Prêmio Inovação abre inscrições para boas práticas educacionais

De hoje até o dia 3 de julho, os municípios terão a oportunidade de inscrever suas experiências inovadoras em educação para concorrerem ao Prêmio Inovação em Gestão Educacional, que em 2011 chega a sua terceira edição. Os dez projetos vencedores terão, entre outros prêmios, um financiamento para capacitação dos dirigentes municipais. As inscrições serão feitas somente pela internet no endereço http://laboratorio.inep.gov.br.

Para participar do Prêmio Inovação, as experiências desenvolvidas pelos municípios devem estar em vigência e já apresentar resultado por meio de indicadores. Elas devem ser desenvolvidas pelos órgãos gestores de educação municipal e encaminhadas pelo respectivo dirigente municipal de educação até o dia 3 de julho, data em que deverá ter, no mínimo, 18 meses de implementação.

Cada município poderá cadastrar no Prêmio até quatro experiências inovadoras, desde que cada uma represente uma área temática diferente: Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas, Planejamento e Gestão, e Avaliações e Resultados Educacionais. Serão escolhidas cinco experiências por área, totalizando 20 iniciativas, para avaliação in loco. As demais experiências pré-classificadas passarão a fazer parte do Banco de Experiências do Laboratório

Para mais informações clique aqui.

Fonte: Assessoria de comunicação do Inep/MEC

Sistema Educacenso é premiado em concurso da Enap

O Inep, órgão vinculado ao MEC, pelo segundo ano consecutivo, teve ação premiada no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública

O Inep/MEC, pelo segundo ano consecutivo, teve ação premiada no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), ligada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Em sua 15ª edição, o concurso apresentou nessa segunda-feira, 25, as dez iniciativas escolhidas e premiadas entre as 117 inscritas, no auditório do MPOG. O Educacenso ficou em oitavo lugar.

O Inep concorreu com o Sistema de coleta on-line do Censo Escolar da Educação Básica – Educacenso. O diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno, apresentou o projeto aos presentes, em nome de toda a equipe responsável pela iniciativa. Os vencedores receberam, entre outros prêmios, troféus e certificados de participação.

Além do Educacenso, as iniciativas premiadas foram A estratégia de Saúde em Família; Agenda Social Registro de Nascimento e Documentação Básica: comitês gestores da Agenda Social; Agroamigo; Aposentadoria em até trinta minutos; Gestão de Condicionalidades e Acompanhamento das Famílias do Programa Bolsa Família; Portal de Periódicos da Capes; Programa Banda Larga nas Escolas; Programa Pensando o Direito, e Sistema de Controle Logístico de Medicamentos Antirretrovirais – SICLOM.

Na ocasião, foram lançados ainda a 16ª edição do Concurso Inovação, que abrirá inscrição no próximo mês, e um livro contendo os relatos dessas 10 experiências.

Campeão - Em 2010, o Inep ficou em 1º lugar no Concurso Inovação, representado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, que é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Assessoria de comunicação do Inep/MEC

Fonte: Portal do Inep

Estou contando...